terça-feira, 27 de março de 2012

"Comunidade de Leitores" - Um projeto Transformador!!!

   Na última quarta-feira, 21 de março, a Prefeitura de Marabá, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), lançou o projeto “Comunidade de Leitores” para todas as escolas da rede municipal. O objetivo é transformar as tradicionais bibliotecas em salas de leitura para criar um ambiente mais agradável e estimulante para os estudantes.

   O lançamento do projeto ocorreu em O Casarão Eventos, com a presença do prefeito Maurino Magalhães de Lima, secretário municipal de Educação, Ney Calandrini, entre outros secretários que prestigiaram o evento.
   Cerca de 700 professores participaram da festa, marcada também pela exposição de novos livros enviados pelo MEC (Ministério da Educação) e de outros adquiridos pelo município para estimular a leitura no ambiente escolar e também em casa. Uma sala de leitura modelo foi instalada no local para apresentar o projeto de forma interativa e atraiu crianças e adultos.
   O prefeito Maurino Magalhães elogiou a atuação do secretário Ney Calandrini em sugerir a aquisição de novas ferramentas tecnológicas para fortalecer o trabalho pedagógico que é desenvolvido nas escolas pelos educadores.
   O gestor enumerou várias conquistas alcançadas pelos professores durante pouco mais de três anos de sua administração e ressaltou que os reajustes aos educadores chegaram a 63,22% neste período. “O último deles foi a implementação do Piso Salarial Nacional, de 22,22%. Mandei fazer um estudo de viabilidade e ficou constatado que nós poderíamos pagar esse piso, e decidir em favor de vocês, professores”, disse o prefeito, que foi ovacionado no evento.
   Segundo o secretário municipal de Educação, Ney Calandrini de Azevedo, a Prefeitura está adquirindo novos móveis e até mesmo livros para distribuir para as escolas, além dos 600 paradidáticos que o governo federal está enviando para cada estabelecimento de ensino.
   Ney explicou que algumas escolas já desenvolviam o projeto Comunidade de Leitores, de forma isolada, mas agora ele está sendo institucionalizado. “Uma das ideias é que os professores comecem toda aula com uma leitura, envolvendo a equipe escolar, mas também as famílias.
   Durante o lançamento do projeto o professor doutor Mauro César Coelho, coordenador das publicações da área de história da editora Estudos Amazônicos, o qual discorreu sobre a importância da literatura didática e paradidática para os estudantes. “Para algumas pessoas, o livro didático é o único que lerão durante toda a sua vida”, disse Mauro Coelho.
   O evento também serviu para apresentar às escolas o novo projetor interativo, adquirindo através de um pregão com apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o qual reúne em um só equipamento um projetor, computador e conexões para internet sem fio (wireless), internet com fio, pen driver e outras mídias digitais.
   Outra ferramenta pedagógica inovadora que começa a ser distribuídas entre as escolas municipais é a lousa digital, que aposenta o tradicional e prejudicial giz e dá ao professor uma ferramenta interativa para dar celeridade às aulas. Este foi um dos estandes mais visitantes durante o evento desta quarta-feira, inclusive pelo prefeito Maurino Magalhães, que ficou impressionado com a versatilidade do produto.
   Entre as autoridades presentes, a vereadora Irismar Sampaio e os secretários municipais de Cultura, Melquiades Justiniano; de Meio Ambiente, José Scherer; e o presidente da Fundação Casa da Cultura de Marabá, Noé von Atzingen.
 
Fonte: http://www.semed.maraba.pa.gov.br/noticias_leitura.php?id=282

    Estiveram presentes neste evento: Diretora Midonira, Coordenadora Mariza e os Professores Rafael e Giselle. Onde na oportunidade, a ESCOLA ARTUR GUERRA GUIMARÃES, também foi presenteada com um projetor interativo. PARABÉNS PRA NÓS!!!!!!!

 

0 comentários:

Postar um comentário