terça-feira, 24 de abril de 2012

PROJETO "LEITURA NA ESCOLA"




PREFEITURA DE MARABÁ
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
E.M.E.F. ARTUR GUERRA GUIMARÃES






PROJETO:
“LEITURA NA ESCOLA”

 
"A LEITURA DO MUNDO PRECEDE A LEITURA DA PALAVRA."
Paulo Freire



Marabá-Pará
Abril/2012 




APRESENTAÇÃO

A leitura, que é um testemunho oral da palavra escrita de diversos idiomas, com a invenção da impressa, tornou-se uma atividade extremamente importante para o homem civilizado, atendendo múltiplas finalidades.
A escrita deve ter um sentido para quem lê, pois saber ler não pode ser representar apenas a decodificação de signos, de símbolos. Ler é muito mais que isso; é um movimento de interação das pessoas com o mundo e delas entre si e isso se adquire quando passa a exercer a função social da língua, ou seja, quando sai do simplismo da decodificação para a leitura e reelaboração dos textos que podem ser de diversas formas apresentáveis e que possibilitam uma percepção do mundo.
Neste sentido a comunidade escolar, precisa está inserida nesta prática de leitura, visando o conhecimento para as melhores transformações futuras, construindo uma sociedade mais intelectual e justa.

JUSTIFICATIVA

            Baseada na proposta do Projeto Institucional “Comunidade de Leitores”, elaborado pela Secretaria Municipal de Educação/ SEMED; A equipe técnica pedagógica da Escola Artur Guerra Guimarães, percebendo a importância da leitura no ambiente escolar para a construção do conhecimento tanto do professor quanto do aluno, resolve elaborar o Projeto “Leitura na Escola”.

OBJETIVO GERAL

Estimular nos alunos/professores, o gosto pela leitura, ampliando o repertório para o trabalho ao longo da vida, envolvendo toda a organização escolar num projeto de leitura e escrita.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS  
 
*  Desenvolver o comportamento leitor e escritor.
*  Qualificar a Hora Pedagógica como um espaço de propor formações e ações que incentivem o habito da leitura para os professores.
*  Organizar um cronograma de rotina semanal com o intuito de que o corpo docente realize momentos de leitura compartilha com os alunos.
*  Possibilitar o acesso a diferentes materiais de leitura
*  Realizar açõs e atividades didáticas de produção textual.
*  Enriquecer o vocabulário
*  Desenvolver as habilidades linguísticas: falar, escutar, ler e escrever.
*  Auxiliar o professor e o aluno no processo de aprendizagem na digitação de textos na sala de informática.
*  Incentivar o aluno a realizar pesquisas online de livros interessantes
*  Sensibilizar o professor de disciplinas diversas, sobre a importância da leitura para a prática pedagógica em sala de aula para o crescimento profissional pessoal.   
  
METODOLOGIA   
  
*  Produção e resumo dos livros, lidos pelos alunos/professores
*  Digitação dos resumos na sala de informática
*  Empréstimo de livros da sala de leitura
*  Roda de leitura
*  Exibição de vídeos
*  Visita à biblioteca pública (Fundação Casa da Cultura ou Biblioteca Pública Municipal)
*  Leituras de vários gêneros: conto, fábulas, poemas, crônicas, romances, revista, jornais e outros.
*  Leitura compartilhada em sala de aula (professor e aluno)
*  Premiação para aluno/professor, de melhor resumo publicado no blog da escola http://escolaarturguerra.blogspot.com

RECURSOS

*  Livros paradidáticos e didáticos
*  Computador com internet
*  Jornais e Revistas
*  Projetor Interativo
*  Notebook
*  Caixa de Som
*  DVD’s
*  Filmes
*  Impressora
*  Prêmios de incentivo


CONCLUSÃO

            Visando tornar este projeto de importância para o aprendizado, todas as ações e projetos da Escola Artur Guerra Guimarães, serão adequadas a esta nova proposta, inserindo o objetivo principal como referência para o conhecimento durante todo o ano.
Neste sentido, como ação para o dia “Dia Comunidade de Leitores Na Escola” do dia 12 de maio, será realizada a escolha e premiação dos alunos que mais se destacaram na elaboração de resumo dos livros. E consequentemente, uma forma de incentivo para os demais.
E ainda, no 2º semestre, será a vez dos professores que serão premiados com melhor produção de livros lidos, durante o ano de 2012. Onde ao final, todos os participantes, receberão certificados, como forma de reconhecimento como os melhores leitores do ano de 2012.

BIBLIOGRAFIA:

*  http://pt.wikipedia.org/wiki/Ler


2 comentários:

Jose Augusto Júnior
26 de abril de 2012 às 11:24

Um ótimo projeto, que além de desenvolver o aluno nos campos disciplinares, a leitura o desenvolve como pessoa, adquirindo conhecimentos que proverão um olhar crítico a respeito dos assuntos a que irão deparar se ao longo de suas vidas, criando futuramente uma massa crítica que ao contrário de hoje não será tão facilmente transformada em massa de manobra pela comunidade política...

Unknown
24 de maio de 2012 às 10:10

Muito Obrigado Sr. José augusto!
Sua opinião é de grande valia para nossa escola.
Continue contribuindo!!!
Abços...

Postar um comentário