quarta-feira, 9 de maio de 2012

RESUMO DOS LIVROS LIDO PELOS ALUNOS





Aluno: Jailson Carlos Machado Júnior
Série: 7ª A




                   Livro: Lendas Brasileiras
             Autor: Luís da Câmara Cascudo
No livro há algumas lendas das regiões brasileiras, e a lenda que eu mais gostei foi uma da região Norte, com o título Cobra Norato, que eu vou contar agora:
            No Paranã do Cachoeri, nasceram Honorato e Maria Caninana.
            Eles eram gêmeos e nasceram na forma de duas serpentes escuras. Foram jogados no rio paranã porque não podiam viver em terra. O povo chamava-os: Cobra Norato e Maria caninana. Cobra Norato era forte e bom. Quando apareciam as estrelas ele saia de seu corpo de cobra e virava homem, para ir às festas ribeirinhas para namorar e fazer amigos.
            Maria Caninana era muito má, e fazia mal as pessoas, ela alagava barcos, matava as pessoas afogadas etc. Quando Cobra Norato viu que a maldade de Maria Caninana estava muito grande, ele a matou.
            Sempre nas festas Cobra Norato pedia para algum amigo o desencantar. Podia ir à beira do paranã, encontrar a cobra como morta, com a boca aberta e sacudir na boca três pingos de leite materno e dar uma cutilada de ferro virgem na cabeça da cobra. Ele conheceu um soldado e pediu para desencantá-lo. Seu amigo o desencantou.
            Cobra Norato viveu mais alguns anos depois do acontecimento, e morreu.

Livro: Lendas Amazônicas
Autor: Maria de Nazaré Mello Soares
O livro fala das lendas do ar da Amazônia, a lenda que eu mais gostei foi a com o título de como surgiram as estrelas, que eu vou contar agora:
Certo dia, em uma aldeia indígena, algumas índias saíram para colher milho para fazer pão para a aldeia. O filho de uma delas era muito, travesso e seguiu-as pela floresta. Quando elas pararam para fazer pão, o indiozinho pegou alguns milhos e saiu dali. Ele foi para onde seus amigos estavam, e deu milho para eles. Com medo da bronca de suas mães eles subiram em cipós bem altos. Quando as mães deles chegaram na tribo, perceberam que seus filhos não estavam lá, e viram eles nos cipós e pediram que eles descessem de lá mas, eles não desceram. Tupã viu tudo e castigou-os transformando-os em estrelas. Depois de muitas noites Tupã os transformou de volta em garotos e os levou para a aldeia em uma nuvem, e eles caíram como chuva.

Livro: Leituras da Vida
Autor: Elias José
            O livro fala de histórias de seis autores. A história que eu mais achei interessante foi essa com o título: Vivendo e aprendendo, do autor: Domingos Pillegrine, que eu vou contar agora.
            O neto pergunta ao seu vô, como os peixes fazem pra ter filhos? Então o avô responde que o macho esfrega na fêmea e solta um leitinho. O neto diz, então é igual a gente, o pai enfia o pingolin na grutinha da mãe e solta leitinho? A professora me contou. Mas onde a cegonha entra nessa história? O vô responde que o bebe nasce muito sujo, e a cegonha vai limpa-lo. O neto então pergunta como as minhocas têm filhos? O vô diz que não sabe e diz que cada animal tem o seu jeito de ter filhos. 
Livro: A Lenda da Vespertina Chuva de Belém
Autor: Andersom Medeiros
            O livro fala da briga do sol e da chuva que queriam governar o mundo. Eu vou contar como tudo terminou.
            Há tempos atrás em Belém, o sol e a chuva queriam tomar conta da terra. A noite estava fora da briga, pois já tinha combinado com o sol, que viria quando ele se cansa-se, e combinou com a chuva que ela podia visitar a noite quando quisesse. Quando o sol ficava com raiva, ele fazia bastante calor. A Bahia do Guajará secava e virava deserto, as árvores morriam, também os pássaros morriam e as pessoas ficavam com muita sede. Já a chuva por sua vez, fazia chover bastante, a Bahia do Guajará enchia e transbordavam, as pessoas ficavam desabrigadas, os animais ficavam encurralados. Quando a mãe natureza viu aquela grande e terrível confusão, chamou o sol e a chuva para que eles conversassem, dialogassem, e refletissem sobre essa catastrófica, e grande confusão que eles tinham armado. Eles reconheceram o erro deles, e fizeram as pazes, então todo aquele problema foi resolvido. Eles combinaram o seguinte: que o sol podia reinar o dia inteiro e abria um espaço para chuva na 'tardinha'. Por isso que de manhã faz um calor intenso e a tarde cai uma chuva  refrescante. 




Aluno: Rafael Marques Jorge 
Série: 7ª A




       Livro: “Mapinguari”- O Guardião da Floresta 
                Autor: Anderson Medeiros
Eu achei a historia muito legal.  Fala de um índio que morre e vira um macaco com a boca ate o umbigo. Que pega os filhos dos caçadores para criar e só devolvem, quando os caçadores param de usar motor serra.

Livro: A Cabeça de Medusa
Autor: Natanael Hairtorne
Eu achei a história muito interessante, fala de um jovem que foi abandonado com um ano de nascido, pois ele nasceu amaldiçoado. Seu vô era um rei e ele sabia que o único jeito deles todos não morrerem seria matar o jovem e então abandonou-o.
            Passado um tempo o jovem voltou, e seu vô ficou com raiva por isso mandou mata-lo. Seu amigo não gostou e cortou a cabeça do jovem e mostrou a luz do sol e todo o povo daquela cidade virou mármore.

Livro: A Clarinha e o Pé de Vento
Autor: Natanael Hairtorne
O vento foge de um ventilador e vive muitas aventuras. Ele conhece uma menina chamada Clarinha e explica a ela porque fugiu ele já estava cansado de ser vento, por isso, ele quis viver como um ser humano.
            O vento vai para a escola da garota e roda como ventilador, que levanta as saias das meninas que é obrigada a vir de calça.
            O pé do vento é seu pai que o bani por 100 anos e sua amiga Clarinha fica triste e inventa uma musica pra ele que tem a seguinte frase: ''Era uma vez um vento cansado de ser vento.''

Livro: Dono das Ruas
Autor: Ilsa Monteiro
A vida de milho e muito difícil. Sua mãe uma prostituta tinha ainda 15 anos, quando ele nasceu. O homem que hoje vive com o garoto e por isso o maltrata. Milho foge junto com o amigo e sente-se donos das ruas. A cidade é o seu reino. Só que nesse reino há muitos problemas, perigos, e armadilhas e no final milho o morre.              
                                                 


Aluna: Ana Carolina Silva da Silva     
Série: 7ª A




 
Livro: O Mágico de Oz 
 Autor: L.Frank Baum
Eu entendi que o livro fala de algumas horas, que a estrada tornou-se má e a caminhada começou a ficar tão difícil que, volta e meia, o espantalho tropeçava nos tijolos mal calçado. Às vezes surgiam buracos, que totó soltava e Dorothy circundava. O espantalho, por sua vez, como não tinha cérebro andava sempre em frente e, a toda hora, caía no chão, batendo com força nos tijolos, mas nunca se machucava. Dorothy o punha novamente de pé e eles se juntavam a ela, rindo da própria desgraça.
Livro: A Cor de Cada Um
Autor: Carlos Drummond de Andrade
O livro fala que uma menina chamada Clara. Ela passeava no jardim com muitas crianças. Ela dizia que o céu era verde antigamente. Mas não, o céu sempre foi azul. A água era sempre branquinha, bonitinha e bem preservada. As crianças gostavam de olhar para o céu e os perigos que Clara tinha era a gripe. 
Clara também queria por toda lei sempre desaparecer um relâmpago e também queria saber a cor de cada um. Aqui termina a história de uma pequena menina chamada Clara que  gostava de passear  com  as  crianças  no  jardim.

Livro: As Maravilhosas Lendas Amazônicas
Autor: Maria de Nazaré Melo soares
     Entendi que o livro fala, que há muitos anos atrás, os  índios viviam somente para  a caça e a  pesca,  dominavam sozinhos matas e rios. conta que existia sol para dar uma iluminação. Depois disso; por medo da bronca das mães; resolveram procurar um esconderijo no mato. Começaram a chamar um pequeno passarinho encantado para que voasse até o alto céu para amarrar a maior parte do cipó que existia na floresta. Começaram subir rapidamente só ficavam pensando em fugir da bronca, não pensaram na consequência  de seus atos e na dor que poderiam deixar em suas mães.


 


Aluna: Leilane Silva da Silva
Série: 5ª A






                    Livro: A Clarinha e o Pé de Vento 
               Autor: Alfredo Garcia
O livro conta a historia de um vento que encontrou uma menina chamada Clarinha.  E que a cara de paiva  parece com a cabeça de vento. Eu entendi um pouco que, o vento estava ventando ao chegar na casa de Clarinha. O moleque estava aprontando enquanto a menina chegou ao quarto.






Aluno: Albert Borges de Moraes Nira Silva
Série: 5ª A




                    Livro: Ciclismo Brincando de atleta
              Autor: Alfredo Garcia
 O livro que eu li conta a história do ciclismo que diz que um dia ele teve uma ideia de uma brincadeira que brincava de atleta de ciclismo. Eu entendi que ciclismo é muito importante para o atleta que pratica esporte. É um livro muito interessante.




Aluno: João Victor Ribeiro Carvalho
Série: 5ª A



 


Livro: A Clarinha e o Pé de Vento
 Autor: Alfredo Garcia
O livro conta a história da Clarinha que encontrou o pé de vento no ventilador que estava perto da cama. O pé de vento saiu do ventilador que estava com ela. A menina estava irritada com a cara vermelha e o pé de vento estava sorrindo dela. Ele soltava brilho de tanto rir. E a clarinha disse isso não tem graça de onde você vem? E disse eu estava preso nessa gaiola bem aqui na sua frente.





Aluna: Joicinara Santos Araujo
Série: 5ª B






   Livro: Clarinha e Pé de Vento  
Autor: Alfredo Garcia
No primeiro capítulo a menina estava dento de seu quarto com o ventilador ligado. No ventilador estava preso o pé-de-vento, que conseguiu se soltar, e ficou enchendo o saco da menina até que ele conseguiu convencê-la.
No segundo capitulo e os últimos, o pé-de-vento saiu por a cidade a bagunçar. Pé - de -vento é um moleque, que sempre dava trabalho para Clarinha, até que um tempinho ele se aquietou. A garota cansou de procurá-lo. Ia passando pertinho de uma arvore quando ela viu o danadinho do pé -de- vento. Ela estava conversando com ele quando ele disse: Me imagine, ai eu serei como você pensar. A menina disse: Você assim quase do tamanho do meu braço, usa um boné virado para trás, e usa uma camiseta verde etc. O vento pode causar muitas consequências más afinal de tudo ele e bom . O leitor vai encontrar nesse livro cheio de vida, encontros e muita, muita traquinagem. Clarinha e o pé-de-vento e um convite a uma boa leitura.    
 



Aluna: Rutiely Miranda Cardoso
Série: 5ª B





 
Livro: A Foca Famosa 
 Autor: Sonia Junqueira
A foca famosa mora numa casa rosada e seu nome e rosa. Ela e uma foca extrovertida e romântica tudo misturado.
Só não posso me esquecer de que ela é famosa e bonita.  Apesar de ser vaidosa usa um laço, passa pó no rosto. Bate papo na janela. 
Uma vez rosa batendo papo, quando olha e vê Pitoco. Toda assanhada quando pega seu laço e joga chamando atenção. Ela dá um riso, e ele fala: Você e linda! Ela ri. E na sala pega um pedaço de bolo, Pitoco entra e come bolo e bebe limonada. Pitoco pede rosa em namoro e rosa ri. Ela toda animada e beija-o só que namorando. 





 Aluna: Nathalia Marques Carvalho
Série: 5ª B





Livro: A foca Famosa
Autor: Sônia Junqueira
Eu li um livro que conta a historia de uma foca que se chama Rosa. Que mora numa casa de cor rosada. Ela gosta de jogar bola de tocar viola ela é uma foca muito bonita é também famosa. Quando Rosa se arruma bota a fita no cabelo e passa o pó na cara. Depois ela vai pra janela e fica batendo papo.
Quando ela vê o Pitoco fica toda animadinha pega a fita do cabelo e joga para ele, logo ele ri e depois fala Rosa você é muito bonita. Ela foi lá na sala para pegar bolo ele comeu o bolo é bebeu limonada, ele fala Rosa você me namora, sim eu namoro ,ao aceitar ela beija logo o namorado.



Aluna: Ana Paula Silva dos Santos
Série: 5ª B







Livro:Contos Tradicionais do Brasil Para Crianças (Uma Lição do Rei Salomão)
Autor: Luís da Câmara Cascudo
O texto fala de um pai que cuidou é educou muito bem o seu filho. Mas não lhe dando a ciência do mundo. O filho pediu para sair de casa é levar todos os seus bens, o pai deixou. O filho ganhou o mundo é gastou tudo o que tinha, não querendo voltar para casa pobre que nem Jó.
Foi atrás de Salomão pedir um conselho. Chegando ao palácio bateu palmas, o rei mandou entrar e mandou sentar. O moço falou o seu caso o rei perguntou se já tinha tomado café, ele disse: Não senhor! O Rei bem na hora riscou uma carruagem mandando um recado urgente para o moço, dizendo que um rei da sua família estava morto e deixou toda a sua herança para o moço o rei mandou ele ir. Logo passou um tempo o rei se vestiu de padre velho é pediu abrigo para o seu sobrinho que também era padre. O moço mandou ele é o seu sobrinho descascar canas, novamente o rei vestido de padre voltou é novamente o moço mandou ele descascar canas. O rei Salomão estralou os dedos e tudo desapareceu.
O rei só fez isso para saber se o moço era ambicioso e o moço voltou para o mesmo lugar na cadeira do rei.

Livro: Mapinguari – O guardião da floresta
Autor: Andersom Medeiros
Mapinguari é um mostro folclórico da Amazônia, com apenas um olho só e uma boca vertical que vai ate o umbigo. Ele protege a floresta não deixando os caçadores caçar e nem maltratar os animas.
O mostro de um olho só, não deixa que no dia 7 de dezembro, nenhum caçador entre na selva porque é um dia sagrado. Pra eles é um dia de descanso, onde os animais não se preocupam com absolutamente nada.
É nesse dia que o mostro trabalha protegendo os animas, as plantas, as árvores, etc.
Se por acaso algum caçador entrar na selva no dia sagrado, ele pode não voltar mais.
Essa é a historia do guardião da floresta.

0 comentários:

Postar um comentário